About me.

Porque chorar pelo que te fez triste se você pode sorrir por tudo que te faz feliz? Porque chorar sem motivos? Porque desistir dos seus sonhos sem ao menos lutar? Porque aceitar as injustiças? Porque não levantar a cabeça e seguir em frente? Mais enfim, tudo que eu quero é ser feliz.
(@IsaKDamasceno ♥)

Instagram

Curta direto do seu instagram! Instagram

Marcadores!

Isabella Damasceno. Tecnologia do Blogger.

Like!

Seguidores

Tags Populares

domingo, 12 de dezembro de 2010

Depressão


                                                                                 O Que é?

A depressão não é somente uma tristeza. Depressão é o nome que é dado a certos estados de sofrimento psíquico que podem causar transtornos no comportamento, na afetividade e nos relacionamentos sociais e familiares. A depressão é sempre um problema difícil para se enfrentar e pode tornar-se ainda mais assustador quando ocorre na adolescência, uma fase da vida por si só repleta de mudanças e de estresse. Na maioria das vezes os adolescentes não conseguem entender o turbilhão de sentimentos que afloram e nem mesmo conversar sobre a sua depressão por não encontram um interlocutor que os compreenda.
                                          Como é?

Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos.
Principais sintomas:
• Perda de energia ou interesse por muitas coisas ou tudo
• Humor deprimido
• Dificuldade de concentração
• Alterações do apetite e do sono
• Sem interesse para atividades físicas e mentais
• Sentimento de pesar ou fracasso

                      Identificando a Depressão

Para afirmarmos que uma pessoa está deprimida temos que afirmar que ela sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parada e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Com isso, apesar de ser uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que a pessoa em questão está deprimida!

Identifique mais alguns dos Sintomas da Depressão na Adolescência

• Tristeza ou sensação de vazio
• Pessimismo ou culpa, falta de esperança
• Desamparo ou inutilidade
• Incapacidade de tomar decisões
• Concentração e memorização reduzidas
• Falta de interesse ou prazer por atividades normais como esportes, música ou conversa pelo telefone
• Problemas na escola e com a família
• Perda de energia e motivação
• Dificuldade para pegar no sono, dormir bem ou se levantar de manhã
• Problemas de apetite: emagrecimento ou ganho de peso
• Dor de cabeça, dor de estômago ou dor nas costas
• Inquietação e irritabilidade
• Desejo de ficar sozinha a maior parte do tempo·
• Falta às aulas ou abandono de hobbies e outras atividades
• Abuso de bebidas alcoólicas ou drogas
• Conversas sobre morte
• Conversas sobre suicídio (ou tentativas) .
                         Vencendo a Depressão

Parece ser difícil, eu sei, mas além de parecer, também deve ser difícil, pois inclui um processo muito grande! Tem pessoas que vão a psiquiatras, psicólogos, etc. Mas também podemos curar a depressão através de música sabia disso? Não? Pois pode crer é ótimo, esquecer tudo, pensar nas coisas boas, e nas pessoas que sempre estão te ajudando, lembrar de momentos felizes, e esquecer toda a tristeza.

 De uma lida na charge a seguir tem um pouco de humor, e esta relacionada a depressão. Hihi ><

9 comentários:

  1. Aff nem me fale de depressão parece q tudo ta escuro e sem sentido, é uma merda, é otimo o seu blog falar sobre essas coisa, assim nos adolescentes vemos q isso não acontece só com, agente ! parabéns

    ResponderExcluir
  2. amei o post pois já sofri uma depressão e uma dica eu sei que é uma situação bem dificil mais não desista saiba que as pessoas que nesse momento que estão no seu lado são as que realmente lhe ama

    ResponderExcluir
  3. Bom eu ultimamente tenho sentido coisas diferentes em mim. Sinto que não sou a mesma menina de sempre. Tudo o que dizia ali eu tenho menos abuso de bebidas alcoolicas...
    As vezes tudo me da medo ou por qualquer coisa começo a chorar. :(

    ResponderExcluir
  4. estou com medo de estar com uma depressão....tenho tds os sintomas,menos o de drogas e bebidas alcoolicas,coisa q sempre me mantenho longe....mas me sinto sozinha,cansada ,ganhei peso,só ficando em casa(férias =/),perdi a vontade de fazer coisas q adorava,enfim...só com o tempo poderei me fortalecer de volta,como sempre foi: eu me 'afundo',eu me 'levanto',SEMPRE SOZINHA.SEMPRE.

    ResponderExcluir
  5. axo q estou com depressao,ñ sinto + vontade d fazer nada...
    mi sinto um fracasso,ñ consigo mais mi concentrar nas aulas,so fiko pensando no quanto minha vida seria boa se fosse d outro jeito,ñ sei fazer mais nada...
    só sei reclamar e reclamar.
    Antes eu era considerada umas "pisicologa" da turma
    dava conselhos
    secava lagrimas
    e ate msm me axava bunita,inteligente,legal e era cheia d alto-estima
    mas d uns tempos pra cá
    me axo feia,burra,chata e ñ consigo fikar feliz por mais d uma hora
    so tenho vontade d chorar e chorar
    eu to nessa d q "ngm mi ama ngm mi qr"
    sério
    adimito q tenho problemas
    + so pude ter noçao d quao grandes eles eram

    obrigada por ler meu disabafo...
    hehe' neim sei como tive coragem d escrever isso td

    ResponderExcluir
  6. Ahh, ás vezes me pergunto: será que tenho depressão?! G_G
    Tenho alguns desses sintomas, tiipo vontade de ficar sozinha o dia todo, desinteresse por coisas que eu amava fazer, falta de apetite, etc ... Mas gente, ás vezes você acha que é e não é. Tem sintomas como esses, que infelizmente aparecem na adolescência! A adolescência é uma fase boa, porém difícil! N adolescência, tudo é novo! o comportamento e etc. Algumas características são até comuns. Cuidado pra não se enganarem quanto isso!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post, é bem informativo, deve ter ajudado a muitos internautas a se 'olharem'.
    Jefhcardoso do
    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. nossa, muito bom esse seu post sobre depressão, pois muitas vezes eu acho que estou nesse estado e outras horas acho que é besteira minha, até pesquisei sobre isso para estudar para uma prova na facul, mas os sintomas em sí não eram os mesmos, mas eu sempre pensei q qndo se trata de adolescêntes os sintomas seriam diferentes.
    E informação é sempre bom né :D

    ResponderExcluir
  9. Parabens pelo post, e sim, eu tenho passado por depressão, jah tentei o suicidio, mas tambem desde março faço consultas com uma psicologa tem me ajudado muitoo!x)

    ResponderExcluir

Comente

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...